O senador Ciro Nogueira (PP-PI) reafirmou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato à presidência em 2026, mesmo que o ex-mandatário enfrente dificuldades jurídicas para reverter sua inelegibilidade. Em entrevista ao Metrópoles, nesta sexta-feira (21), Nogueira pontuou a preferência por um retorno de Bolsonaro ao cargo, mas, caso isso não se concretize, afirmou que o caminho seria apoiar um dos filhos do ex-presidente, destacando Flávio e Eduardo Bolsonaro como possíveis candidatos viáveis.

De acordo com o presidente do Partido Progressistas (PP), Bolsonaro ainda pode tentar reverter sua situação jurídica e concorrer nas eleições de 2026. Caso não seja possível, Nogueira apontou que a preferência recairia sobre a continuidade do legado da família Bolsonaro, com Flávio ou Eduardo sendo os nomes mais cogitados dentro desse contexto. Para o senador, ambos têm qualidades para serem candidatos fortes e manter a base bolsonarista.

Foto: Lucas Dias/GP1
Senador Ciro Nogueira

“Eu gostaria de votar em um Bolsonaro. Não sei se é possível. Jair é o meu candidato, mas, se não for, minha preferência está na família Bolsonaro. Eu tenho uma aproximação maior com Flávio, tenho uma lealdade, mas tenho um respeito enorme por Eduardo. Seriam dois grandes candidatos”, disse Ciro Nogueira ao Metrópoles.

Além disso, Ciro Nogueira deixou claro que, caso Bolsonaro opte por apoiar outros nomes para a presidência, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ou Ratinho Júnior (PSD-PR), a decisão precisa ser tomada até o final deste ano. Isso ocorre devido aos prazos legais que exigem que os governadores renunciem aos seus cargos até abril de 2026 caso decidam concorrer ao cargo de presidente.

“Eu acho que, se o presidente for apoiar o Tarcísio, o Ratinho, tem que decidir este ano. Porque eles têm que renunciar aos seus mandatos até abril do próximo ano. Agora, no cenário em que o ex-presidente decida se manter na disputa até onde conseguir, e depois acabar sendo barrado ou desistir, deve optar por um dos seus filhos”, declarou Nogueira.