Com o passar dos dois primeiros anos da gestão do governador Rafael Fonteles (PT), os deputados federais e senadores aliados do chefe do Palácio de Karnak voltaram a reivindicar por cargos na estrutura administrativa do Palácio de Karnak e reforçarem influência no Piauí. Atualmente, oito dos deputados federais e dois dos senadores apoiaram o governador no pleito de 2022.

O último encontro entre a bancada federal e o governador ocorreu em julho de 2024, quando os deputados e senadores manifestaram buscar espaço na gestão. Desde então, nenhum parlamentar conseguiu indicar nomes para cargos estaduais. Os parlamentares piauienses possuem somente indicações dentro da esfera federal no Governo Lula , onde puderam colocar nomes em órgãos que também são sediados no Piauí.

Foto: Lucas Dias/GP1
Governador Rafael Fonteles

Atualmente, uma pasta do governo estadual já está na mira dos deputados é a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), sob comando do secretário José Neto, indicado do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB). Os parlamentares visam a pasta, pois o emedebista já conta com a estrutura administrativa municipal, com isso, poderia ceder a Setur.

Além disso, os deputados e senadores miram pastas mais robustas, como por exemplo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), porém, o espaço segue sob chefia de indicação pessoal de Rafael Fonteles, que não deve ser cedido facilmente.