O deputado estadual Gil Carlos (PT) está prestes a assumir a presidência da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em conversa com o GP1, ele afirmou que aguarda apenas a renúncia de Hélio Isaías (PT) e a decisão de Franzé Silva (PT), presidente da Casa Legislativa, o que segundo ele deve acontecer em breve.

“Estamos aguardando a decisão do deputado Franzé, presidente da Alepi, bem como do atual presidente da comissão, o deputado Hélio Isaías, que faz um excelente trabalho. Mas, como é um mandato, ele precisa renunciar a esse cargo para que eu possa assumir. Estou inteiramente à disposição”, disse Gil Carlos.

Foto: Lucas Dias/GP1
Gil Carlos, deputado estadual pelo PT

O parlamentar ainda lembrou que vem atuando a frente da Comissão em alguns casos e destacou os trabalhos que por lá precisam ser realizados, como a definição dos limites territoriais entre diversos municípios piauienses, além do notório litígio entre Piauí e Ceará.

“É um tema que nos interessa muito. Não somente o litígio entre Piauí e Ceará, que é o ponto mais alto em debate nesse momento, mas as demandas que existem para definir melhor os limites territoriais dos municípios piauienses. São 224 municípios [no estado do Piauí] e em vários deles existem litígios que precisam ser ajustados e a Assembleia Legislativa é o local adequado para definirmos esses ajustes, definir lei e assim pacificar essa questão”, finalizou Gil Carlos.

A comissão

Criada pela Lei 5.120/2000, a Comissão de Estudos Territoriais (CETE) tem o objetivo de tratar sobre questões técnicas atinentes aos limites e circunscrições dos territórios dos munícipios piauienses, bem como dos territórios nas divisas do Estado do Piauí com os estados circunvizinhos.