Durante solenidade em que recebeu Medalha do Mérito Legislativo, o governador Rafael Fonteles (PT) teceu críticas à “falta de harmonia institucional” em Brasília , onde a disputa entre os poderes “estão prejudicando a população”. Segundo ele, o Piauí é um exemplo a ser seguido nesse sentido.
“Que essa harmonia institucional que a gente tem construído aqui no Piauí, que ela sirva de exemplo para o Brasil. A gente tem visto Brasília, infelizmente, com uma desarmonia institucional muito grande e não quero apresentar culpados, faço aqui apenas a reflexão. As disputas entre os poderes estão prejudicando a população e aqui no Piauí nós temos dado um exemplo de poderes independentes e harmônicos, sobretudo porque cada um dos poderes tem exercido a sua automanutenção.
“Poder se limita com outro poder”
Rafael ainda lembrou a clássica obra “O espírito das leis” , do filósofo francês Charles de Montesquieu, de onde saiu o pensamento de que é necessário haver poderes que freiem outros poderes.
“Nós sabemos que poder só se limita com outro poder, então quando os líderes fazem esse exercício de autocontenção e de respeito aos outros poderes, evitamos os embates e a sociedade, através de seus líderes, anda pra frente”, arrematou Rafael Fonteles.