O secretário de Segurança Pública do Piauí, advogado Chico Lucas (PT), descartou qualquer possibilidade de se candidatar a cargo eletivo no pleito de 2026. Conforme esclarecido por ele, nesta quinta-feira (23), o assunto nunca fez parte do diálogo com o governador Rafael Fonteles (PT-PI), que tem pedido atenção para as ações voltadas ao combate à violência no Estado.

Chico Lucas acrescentou que essa mesma postura do governador tem sido a mesma aplicada aos demais secretários que compõem a gestão estadual. Desse modo, Lucas asseverou que fica claro que todo o esforço do grupo é no sentido de obter resultados positivos nas respectivas áreas em que atuam.

Foto: Lucas Dias/GP1
Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas

“Em 2024 e em 26 vou continuar na Secretaria de Segurança focado na gestão. Nem por parte do governador e nem do secretariado existe iniciativa político-partidária. Então, até 2026 não existe pretensão política por parte nossa, o governador nos orientou nesse sentido. Ele disse para que a gente continuasse focado em Segurança”, assegurou Chico Lucas.

Sempre lembrado

Apesar de Chico Lucas esclarecer que não vai deixar a Secretaria para concorrer a cargos eleitos é sempre comum que ele seja citado em rodas de políticas como uma das alternativas de Rafael Fonteles para o pleito geral de 2026, sobretudo, pela capacidade administrativa e por ser do núcleo de confiança do governador.