Nikki Haley, ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), retirou sua pré-candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (6) e com isso, Donald Trump se torna o único pré-candidato republicano.
Em pronunciamento veiculado na imprensa norte-americana e nas redes sociais, Nikki Haley não anunciou apoio a Trump, e defendeu a renovação política nos quadros republicanos.
“Cabe agora a Donald Trump ganhar os votos daqueles no nosso partido que não o apoiaram, e espero que o faça”, afirmou a ex-embaixadora.
Nikki Haley disse ainda que a causa conservadora no país necessita, urgentemente, de mais pessoas. “Na melhor das hipóteses, a política consiste em trazer as pessoas para a sua causa, e não em rejeitá-las”, afirmou.
Veja o pronunciamento de Nikki Haley:
Segundo a imprensa norte-americana, a desistência impulsionada pelos resultados da Superterça – votação simultânea de 15 estados realizada nessa terça-feira (5) – que concretizou a vitória de Donald Trump pela sigla republicana. O ex-presidente venceu na maioria dos estados.
Superterça
Na Superterça, é escolhido aproximadamente um terço dos delegados que representam os candidatos do Partido Republicano em disputa. Dos 15 estados onde ocorreram as prévias, Trump saiu vencedor em 14, incluindo Califórnia e Texas, os dois maiores colégios eleitorais do país.