O presidente do Diretório do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues , informou ao GP1 que os deputados estaduais Bárbara do Firmino , Marden Menezes e Thales Coelho foram formalmente notificados do prazo de 30 dias para deixarem a sigla. Além da notificação feita eletronicamente (por e-mail e WhatsApp), o trio também foi procurado pessoalmente pela assessoria jurídica do partido.
Conforme o dirigente do PP, nesta terça-feira (24), o processo foi formalizado na última quinta-feira (19), e, a partir dessa data, já passaram a valer os 30 dias para o desembarque dos parlamentares estaduais.
“Notificamos os três eletronicamente, via WhatsApp e e-mail. Além disso, a assessoria foi pessoalmente aos gabinetes e sei que a Bárbara recebeu, o Marden não permitiu que o chefe de gabinete recebesse a notificação e o Thales também está ciente. Então, todos estão cientes. Isso foi na quinta-feira passada e, de lá, já começaram a contar os 30 dias”, explicou Joel.
O que aconteceu
Bárbara do Firmino, Thales Coelho e Marden Menezes deixaram a oposição e se juntaram ao time do governador Rafael Fonteles (PT-PI). Diante do movimento, o Progressistas decidiu autorizar que os três deixem a sigla sem risco de perder os mandatos.
Como pretende ter protagonismo nas eleições de 2026, o PP busca se fortalecer com novos nomes que estejam realmente alinhados com o projeto do grupo. O deputado estadual Gessivaldo Isaías é um exemplo e pode deixar o Republicanos para reforçar as fileiras progressistas.