O presidente do Diretório do PSD no Piauí, deputado federal Júlio César , disse que o governador Rafael Fonteles (PT-PI) reafirmou a presença do partido na chapa majoritária de 2026 na vaga de senador, sendo a segunda para Marcelo Castro (MDB), que buscará a reeleição para o Senado. Durante a entrevista, Júlio ainda contou que a tendência é que o PT de Rafael tenha dois espaços na chapa governista.

Desse modo, o deputado federal pessedista externou dúvida quanta possiblidade de o MDB conseguir manter os dois espaços que hoje ocupa no Governo do Estado, além do Senado, a vice-governadoria, que hoje é exercida por Themístocles Filho , ex-deputado estadual.

Foto: Lucas Dias/GP1
Júlio César

“Para nós [o governador Rafael] reafirmou a participação do nosso partido na chapa majoritária dele. O [partido] dele é o PT, que vai ter os dois cargos, pelo que eu sei. Não sei se vai dar a vice para o MDB como é hoje, mas as duas vagas de Senado, uma é do MDB, do senador Marcelo e outra é do PSD, que eu como presidente do PSD, devo disputar”, declarou Júlio César.

Rafael endossou

Em recente conversa com a imprensa, Rafael Fonteles reafirmou que o natural é montar chapa majoritária com os partidos que estão em sua base de sustentação, sobretudo, PSD, MDB e PT, que são as maiores legendas do grupo.