O resultado das eleições municipais de 2024, nesse domingo (27), evidenciou o enfraquecimento do Partido dos Trabalhadores (PT) em quase todo o Brasil. Considerando as 26 capitais, a sigla elegeu apenas Evandro Leitão para prefeito de Fortaleza.

Em todo o território nacional, o partido elegeu 252 prefeitos, sendo 248 em primeiro turno e quatro no segundo turno. O resultado é melhor do que o de 2020, mas, ainda assim, é o terceiro pior para a sigla desde 2000.

Mesmo vencendo na capital cearense, a disputa com o candidato do Partido Liberal, André Fernandes, dividiu a cidade. Leitão foi eleito prefeito com 50,38% dos votos válidos (716.133 votos), contra 49,62% (705.295 votos) conquistados pelo adversário.

No dia 6 de outubro, quando 11 capitais elegeram prefeitos no primeiro turno, o PT e alguns partidos satélites já haviam sido derrotados nas urnas. O partido do presidente Lula perdeu em Vitória e Teresina; o PSOL, em Macapá e Salvador; e o PSB, em São Luís.

Esquerda enfraquecida

O fracasso, contudo, se intensificou neste segundo turno, com as derrotas de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo; Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre (RS); Natália Bonavides (PT) em Natal (RN); Lúdio Cabral (PT) em Cuiabá; e Luiz Roberto (PDT) em Aracaju (SE). Ao analisar a região Nordeste, um importante reduto eleitoral de Lula, a esquerda também enfrentou outra significativa derrota: das nove capitais, sete foram conquistadas pela direita e pelo Centrão.

Ciro Nogueira quase acertou em cheio

O senador Ciro Nogueira , presidente nacional do Progressistas, previu o resultado negativo para o Partido dos Trabalhadores nestas eleições de 2024. Em conversa com a imprensa piauiense no dia 09 de agosto, o parlamentar disse que a sigla petista estava desesperada e que não elegeria nenhum prefeito de capital no Brasi.

Foto: Lucas Dias/GP1
Ciro Nogueira

“O PT vai ser desmoralizado nestas eleições, não vai eleger nenhum prefeito de capital. O PT não está liderando em nenhuma capital do Brasil e é fruto desse desastre de gestão do presidente Lula. O PT nunca foi nem para segundo turno aqui em Teresina”, avaliou Ciro Nogueira.