A ala da direita saiu fortalecida em todo o Brasil após as eleições municipais de 2024, especialmente com a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) como prefeito de São Paulo, a maior cidade da América Latina com quase 11,5 milhões de habitantes.

O fortalecimento do centro e da centro-direita nessas eleições municipais pode inclusive desafiar o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , em 2026.

Foto: Alef Leão/GP1
Resultados das eleições municipais de 2024 municiam direita, que tentará eleger presidente em 2026

Direita conta com anistia de Bolsonaro ou com fortalecimento de Tarcísio de Freitas para 2026

O resultado positivo anima a ala da direita, que conta especialmente com duas possibilidades para eleger um presidente em 2026: a anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro , atualmente inelegível até 2030, e o fortalecimento de Tarcísio de Freitas , governador de São Paulo.

No caso da anistia de Bolsonaro, senadores que apoiam o ex-presidente pretendem apresentar projeto nesse sentido no Senado Federal. Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, defende a matéria.

“Vou lutar para que isso aconteça. É uma injustiça condenar um homem como o presidente Bolsonaro por conta de uma reunião com embaixadores, isso é inadmissível e vou lutar para que ela seja aprovada [a proposta de anistiar Bolsonaro de sua inelegibilidade]”, disse Ciro Nogueira.