Em novembro de 2023, o diretório estadual do PSD no Piauí previa a eleição de 60 prefeitos em todo o estado nas eleições de 2024. À época, o deputado federal Júlio César ressaltava que o PSD deseja atrair nomes, mesmo aqueles da oposição, mas que podem migrar para a base aliada do Palácio de Karnak.
Neste janeiro de 2024, outras 11 novas filiações ao PSD, inclusive de três prefeitos, fizeram com que a sigla aumentasse o vaticínio. Para Vinício Ferreira , presidente do partido em Teresina, a possibilidade de eleger mais prefeitos "aumenta substancialmente".
“Essa possibilidade aumenta substancialmente, porque estão vindo filiados altamente qualificados e que têm recebido apoio do PSD para que essa meta [de 60 prefeitos] seja talvez até superada. Então, a gente acredita que esse evento fortalece e capitaliza ainda mais o PSD como um todo no estado”, finalizou Vinício Ferreira.
Atualmente, o PSD se destaca como o partido mais receptivo a gestores que anteriormente estavam na oposição, incluindo prefeitos que foram eleitos por outros partidos e que não apoiaram a base do governador Rafael Fonteles .