O Ministério de Agricultura e Agropecuária (MAPA) anunciou nessa quinta-feira (02) que o Brasil está livre da febre aftosa. O status se dá após o fim da última imunização contra a doença em 12 unidades da Federação e parte do Estado do Amazonas. A meta agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025.
O deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) foi um dos maiores entusiastas da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. A Fazenda JM, de propriedade do parlamentar, foi sede da abertura da campanha do Piauí livre da aftosa.

“Um marco histórico no nosso país. Estamos contentes de fazer parte desse resultado que engrandece não só o nosso Piauí como o Brasil, esperamos que 2025 o nosso Estado receba o reconhecimento internacional e assim atender os mercados mais exigentes do mundo”, comemorou João Mádison.
Os Estados que possuem o reconhecimento internacional livre da febre aftosa pela OMSA são: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso. Segundo o MAPA, mais de 244 milhões de bovinos e bubalinos em cerca de 3,2 milhões de propriedades deixarão de ser vacinados contra a doença, trazendo uma redução de custo direta, com a aplicação da vacina, de mais de R$ 500 milhões.
Ver todos os comentários | 0 |