Na manhã desta terça-feira (19), a governadora Regina Sousa (PT) participou da inauguração da reforma de 14 polos da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A oficialização da entrega das obras aconteceu de forma virtual, através de uma solenidade on-line transmitida na plataforma do Canal Educação.
Os municípios envolvidos no benefício da educação à distância são:
- Assunção do Piauí;
- Batalha;
- Barra D’Alcântara;
- Campo Alegre do Fidalgo;
- Francisco Santos;
- Francinópolis;
- Jardim do Mulato;
- Lagoa do Sítio;
- Madeiro;
- Nossa Senhora do Nazaré;
- Nossa Senhora dos Remédios;
- Morro do Chapéu;
- Porto;
- São Gonçalo do Piauí.
O que é UAPI?
A Universidade Aberta do Piauí – UAPI, criada através de decreto nº 16.933 de 16 de dezembro de 2016, é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.
A UAPI atua na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação.
A instituição está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil – UAB e possui autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES para funcionamento dos primeiros 60 polos. A CAPES também fará o controle acadêmico dos alunos matriculados na UAPI.
A Universidade Estadual do Piauí - UESPI, através do Núcleo de Educação a Distância - NEAD é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da UAPI e atua em parceira com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí-FAPEPI e com a Coordenadoria de Educação por meio de Mediação Tecnológica.
O primeiro vestibular da UAPI ofereceu 3 mil vagas para curso superior de Bacharelado em Administração na modalidade a distância para 60 municípios distribuídos nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
Os recursos para o financiamento da UAPI jsão provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Serão destinados 26 milhões de reais nos quatro primeiros anos.
Ver todos os comentários | 0 |