A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) lançou na manhã desta quinta-feira (15), mais uma edição da Operação Rodovida, que comporta várias operações de fim de ano – Natal, Ano Novo e Carnaval. A operação realizada desde 2011, passou a aderir o status de programa no ano de 2021, através de deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran).
No Piauí, a chefe da operação é a PRF, que conta com vários apoiadores como a Polícia Militar do Piauí, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Serviço Nacional de Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest Senat). O programa também está em parceria com o departamento de segurança do Maranhão.
De acordo com o Inspetor Alexandro, chefe de do Núcleo de Segurança Viária, o programa intensifica ações educativas e de prevenção durante o período de maior fluxo de veículos: “a expectativa é que haja intensa circulação na BR 343, que dá acesso ao litoral piauiense. A PRF já fez o planejamento e conta com reforço no policiamento em torno de 30 a 40% a mais de policiais que trabalharão em todo o estado do Piauí”, afirmou.
Conscientização
A questão educativa e de conscientização também ganha destaque durante esse período, que vai do pedestre ao condutor. A gerente de Operação e Fiscalização da STRANS, Carla Sales, ressalta,"o trabalho educativo é intensificado nesse período por conta dos condutores que acabam bebendo e dirigindo, outros ficam desatentos e andam com seu veículo de forma desregular", argumentou.
Relembrar, sensibilizar educar e conscientizar sobre o uso do capacete, cinto de segurança, faixa de pedestres também faz parte das ações do programa.
Saúde Pública
A responsável pelo programa Vida no Trânsito de Piripiri, no Senat, Katiuscia Souza, ressalta que a ação une outras instituições para fortalecer e melhorar a qualidade no trânsito.
“Hoje, acidente de trânsito é questão de saúde pública. O Brasil é um dos países que mais gasta com saúde por conta de acidentes no trânsito”, lamentou Katiuscia.
Ver todos os comentários | 0 |