A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está lançando a campanha de conscientização Outubro Rosa que incentiva mulheres acerca da importância de atentar-se ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.
De acordo com a Sesapi, no Piauí 66% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama iniciam o tratamento antes dos três primeiros meses. Até agosto de 2020 já foram confirmados 224 casos da doença no Piauí, no ano passado 584 mulheres foram registradas com câncer de mama e 131 vieram a óbito, número que apresentou uma queda com relação a 2018, quando foram contabilizadas 187 mortes.
- Foto: DivulgaçãoCampanha Outubro Rosa da Sesapi
“O tratamento e diagnóstico prévio ajudam a salvar vidas. Dos 131 óbitos registrados no ano de 2019, pela doença no nosso estado, 51% estavam no estadiamento três e quatro da doença, que são os níveis mais severos. Por isso a importância das mulheres buscarem as unidades de saúde para realizar suas consultas de rotina e mamografia”, lembra a coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 590 casos de câncer de mama no Piauí para o biênio 2020/2021. A coordenadora da saúde da mulher da Sesapi faz um apelo para que mulheres de idades entre 50 e 69 anos procurem uma unidade de saúde para realizar os exames preventivos.
“O autoconhecimento é fundamental para a prevenção da doença, por isso é recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia pelo menos uma vez por ano. Porém, mesmo que a mulher não tenha câncer, ela precisa procurar o médico para fazer um acompanhamento da saúde da mama, ajudando, assim, na prevenção dessa doença. Agora com a volta das consultas e exames eletivos, pedimos às mulheres que busquem seus médicos”, ressalta Alzenir Moura Fé.
Campanha
Neste ano a campanha Outubro Rosa recebe o tema “Para Ver é Preciso Sentir” e vai focar em eventos virtuais, em razão da pandemia de coronavírus.
O primeiro será um debate virtual acerca do assunto e dos cuidados envolvendo a temática nesta sexta-feira (2) às 14h30, que poderá ser acompanhada pela plataforma Webex Meet.
Participam do evento a coordenadora da saúde da mulher da Sesapi, Alzenir Moura, o médico mastologista e oncologista Sabas Carlos e a assistente social Claudenice dos Santos.
Ver todos os comentários | 0 |