Debater estratégias para fomentar o turismo no Piauí. Esse foi um dos objetivos do Seminário Investe Turismo que aconteceu hoje (24), em Teresina, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.
O evento realizado pelo Sebrae, Governo do Estado, Instituto Brasileiro de Turismo, Embratur, e Ministério do Turismo, Mtur, reuniu autoridades, lideranças empresariais, técnicos e imprensa. Durante o seminário foram apresentadas as ações do Programa Investe Turismo aos agentes públicos e privados ligados à atividade turística no Estado, com foco nos municípios de Teresina, Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato e Santa Cruz dos Milagres.
- Foto: Divulgação/AscomPiauí é beneficiado com o Programa Investe Turismo
Estiveram presentes no seminário os diretores executivos do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Delano Rocha e Júlio Cesar Lima Filho; o governador do Estado, Wellington Dias; o Ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno; o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab; o chefe da assessoria de Gestão Estratégica da Embratur, Rafael Luisi; a representante do Comitê Gestor do Sebrae Nacional, Ana Luiza Lopes; o deputado federal, Júlio César; o prefeito Firmino Filho; o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Jonas Moura; a secretária estadual interina do Turismo, Carina Câmara; e o vereador Joaquim do Arroz, que representou a Câmara Municipal de Teresina, entre outras autoridades, técnicos e convidados.
“O turismo é um dos indutores do desenvolvimento econômico. O Sebrae atua para que essa atividade seja cada vez mais fortalecida e qualificada. O Piauí tem um vasto potencial turístico nos segmentos de aventura, rural, cultural e histórico. Acreditamos que por meio do Investe Turismo conseguiremos ampliar o número de turistas no nosso Estado”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
- Foto: Lucas Dias/GP1Palestra acontece no Sebrae Piauí
programa está estruturado em quatro linhas de atuação: o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos; e facilitação do acesso a serviços financeiros. “É um caminho que permite a integração de investimentos dos municípios, estado, governo federal e setor privado. Isso multiplica a capacidade de investimentos de cada um e é bom para a economia. O programa contará com nosso total apoio e vamos trabalhar juntos olhando para os pequenos negócios, integrados com os médios e grandes, e valorizando aquilo que nós temos de natureza, história e cultura”, destacou o governador Wellington Dias.
O ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, ressaltou que o Brasil tem total capacidade de acelerar no desenvolvimento do setor. “O Investe Turismo é resultado da união de esforços entres as entidades públicas e deve contar com a participação ativa dos empresários. Nosso foco é promover mais de 30 roteiros turísticos em todo país. O Brasil deve ir além das potencialidades e gerar desenvolvimento econômico e social”, afirmou o ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno.
Como parte da programação aconteceu o painel: Oportunidades de Crédito e Financiamento para o Turismo, no qual foram apresentados os Programas Prodetur+Turismo e Fungetur; bem como, linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, do Banco do Nordeste e do Piauá Fomento. Também ocorrerá explanação para o público sobre o Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
No período da tarde, os participantes receberam atendimentos individualizados das entidades que realizam o seminário. Ainda como parte da programação houve reunião técnica para a mobilização da governança no Estado.
PROGRAMA INVESTE TURISMO
O objetivo principal do Programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O investimento inicial será de R$ 200 milhões, em todo o país.
Ver todos os comentários | 0 |