Cerca de 700 moradores do município de Conceição do Canindé realizaram, nesta quarta-feira (30), uma manifestação na Barragem Pedra Redonda para alertar a população ribeirinha sobre os riscos da barragem e cobrar soluções dos problemas já constados por laudos técnicos.
Dado divulgado pela Agência Nacional das Águas (ANA) mostra que a Barragem Pedra Redonda está entre as 15 barragens que classificadas como Dano Potencial Associado (DPA), que significa que, caso a barragem se rompa, poderá causar muitas mortes e grande destruição ambiental e material.
- Foto: DivulgaçãoManifestação aconteceu nesta quarta-feira
Na segunda-feira (28), o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, informou que as onze barragens de responsabilidade do Governo do Estado passam por monitoramento regularmente e não correm risco de rompimento. Dentre elas estão: Bezerro, Emparedado e Atalaia que também constam na lista da ANA.
Sobre a Barragem Pedra Redonda, que tem sido alvo de preocupação dos moradores, Geraldo Magela afirmou que o engenheiro esteve no local e verificou que os “vazamentos” apontados pela população são, na verdade, pontos de alívio de pressão da barragem.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Governo do Piauí adota medidas preventivas em relação a barragens
Governo do Estado intensifica fiscalização nas barragens do Piauí
Idepi monitora 11 barragens e descarta risco de rompimento
Ver todos os comentários | 0 |