Mais de 19 mil alunos, somente no Piauí, devem participar da 2ª fase da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018, que acontece no sábado (15). Na véspera da prova, muitas escolas aproveitaram para finalizar os preparativos e capacitar os alunos com a realização de simulados, resolução de questões e espaço para tirar dúvidas.
Nesta edição, 651 escolas da rede estadual de ensino participam da competição. Dos 203.637 alunos de escolas públicas estaduais que fizeram a primeira prova, 10 mil se classificaram para a 2ª etapa.
O Centro de Ensino de Tempo Integral Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu, em Teresina, preparou 220 alunos para a olimpíada.
De acordo com a diretora, Rejane Coelho, os conteúdos já vêm sendo trabalhados desde os três primeiros meses do ano. "Realizamos revisões com aplicação de testes e desafios, bem como oficina de material concreto", explica a diretora.
Para intensificar a preparação, os alunos podem responder a questionários no site da OBMEP. A organizadora disponibilizou, através do link http://www.obmep.org.br/banco.htm, um Banco de Questões contendo seleções de problemas, divididos por níveis e assuntos. As provas anteriores podem ser acessadas no endereço eletrônico.
Já as escolas têm até sexta-feira (21) para indicarem, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª fase.
O Piauí ganhou reconhecimento nacional através dos alunos que conquistaram medalhas nas edições anteriores. "Nós temos grandes exemplos de alunos medalhistas vindos de cidades do interior do Estado, como Cocal dos Alves e Piripiri, e esse ano esperamos também bons resultados de alunos de Teresina", destacou a articuladora da OBMEP na Seduc, Lafayette Carvalho.
A OBMEP é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, além de estimular o estudo da matemática, tem revelado talentos na área.
Ver todos os comentários | 0 |