A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), realiza nas escolas de todo o Piauí a Semana Presente, momento de mobilização da comunidade escolar em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no sábado, dia 11. Este ano a Semana Presente acontece entre os dias 6 e 11 de agosto, e tem como tema principal “O protagonismo estudantil: a voz do aluno da escola”. O objetivo da semana é incentivar, por meio de diferentes atividades, o protagonismo estudantil capaz de contribuir com a gestão escolar.
“No início do primeiro semestre a UGIE repassou uma planilha para as Gerências Regionais de Educação (GREs) com temáticas diárias e sugestões de atividades, para que as escolas realizassem o planejamento da Semana Presente, aliado às suas realidades locais e, a partir desta segunda, começaram a implementar as atividades” , destacou a diretora da UGIE, Ana Rejane Barros.
Além das atividades diárias planejadas pelas instituições, a Seduc realizará ações gerais para todas as escolas da rede. Na quarta-feira (08), a Seduc abordará a temática do bullying, questionando qual o papel que o estudante assume diante do outro, entre vítima, agressor ou expectador em situação de violência escolar.
Neste dia haverá ações nas 338 escolas que utilizam a plataforma Mobieduca.Me com a aplicação de um questionário eletrônico de diagnóstico básico para prevenção da violência e bullying nas escolas. Cerca de 130 mil alunos participarão anonimamente relatando sua vivência escolar: condições da escola, relação com professores e funcionários e na relação familiar. O intuito do questionário é diagnosticar situações de violência vividas pelos alunos, definir estratégias e acionar políticas públicas via Seduc para eliminar ou inibir tais situações apresentadas nas escolas.
A Semana Presente proporcionará ainda atividades voltadas para organização do grêmio escolar e representantes de turmas incentivando os próprios estudantes a conduzir as discussões quanto a organização escolar. O evento também atuará no fortalecimento da relação professor/aluno e a atuação do ponto de vista do protagonismo, apontando estreitar esta relação em sala de aula. Serão propostas atividades mais dinâmicas e efetivas do ponto do vista do processo de ensino e aprendizagem.
Concurso
Outra atividade comum a todas as escolas trará o tema “Você pode reinventar o mundo”, momento em que será realizado um concurso para todos os alunos da rede publica de ensino. O edital lançado para as GRES define as modalidades e categorias aos quais os alunos poderão concorrer sendo: Ensino Fundamental menor trabalhando em forma de desenho; no Ensino Fundamental 6º e 7º ano, trabalhos estimulando a poesia e o cordel; no 8º e 9º ano, a realização de crônicas; para os alunos do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a produção redações.
Cada escola escolherá um representante de cada modalidade de ensino ofertada, encaminhará para as comissões nas GREs e posteriormente serão escolhidos os representantes para a comissão estadual, que vai revelar o vencedor das categorias.
A premiação acontecerá no mês de outubro e os ganhadores de cada modalidade receberão um tablet. Todos os alunos que tiverem os trabalhos escolhidos pela comissão estadual do concurso terão suas obras publicadas, além de receber o certificado de participação.
Culminância
De acordo com Ana Rejane Barros, a culminância busca focar o aluno na capacidade de reinventar o mundo e ser protagonista da sua história. “No sábado serão realizadas as ações de culminância da Semana Presente, momento em que as escolas dentro de suas programações envolvendo concursos de música, debates e outras atividades, abordarão o tema ‘Essa Escola é Nossa, todos são corresponsáveis’”, explica a gestora.
No município de Parnaíba a culminância do projeto envolverá uma série de atividades com parceria entre a Seduc, GRE e outras instituições atuantes na área do ensino e cidadania. O Dia do Estudante será marcado por ações envolvendo atividades em quadra, oficinas de grafite, oficinas de robótica, e os alunos das universidades prestarão serviços na área jurídica, de informáticas e outros serviços, finalizando a semana.
Ver todos os comentários | 0 |