O governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência em 25 municípios piauienses devido à seca. O decreto de nº 17.241, de 3 de julho, terá o prazo de 180 dias.
No decreto o governador explica que a falta de chuvas em 2016 e neste ano de 2017 tem atingido principalmente a região do Semiárido em especial os aglomerados dos Territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.
- Foto: Thais Guimarães/GP1Wellington Dias
Aponta ainda que foi feito um estudo sistemático da produção agrícola que aponta uma perda de mais de 50% na safra. Além disso, em comparação aos anos anteriores neste mesmo período, foi registrada uma redução de 100 a 200 mm em relação as chuvas, o que preocupa e deixa várias cidades em uma Situação de Seca Excepcional.
Wellington Dias destaca que alguns dos municípios estão “em situação e colapso de atendimento às comunidades, inclusive nas zonas urbanas” e que “as chuvas deste ano não foram suficientes para reabastecerem os principais municípios operando abaixo dos 25%”.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Carro pipa
Com o decreto a secretaria de Defesa Civil e demais órgãos da Administração Pública ficam autorizados a tomarem medidas que possam ajudar essas cidades para que possam ter água para consumo humano e animal.
- Foto: Diário Oficial do PiauíMunicípios em situação de emergência
Ver todos os comentários | 0 |