Fechar
GP1

Piauí

CEV dá dicas sobre matérias fundamentais para concurseiros

Informática, Português e Matemática: a tríade carro-chefe do curso Basicão do CEV Concursos.

Na vida e nos estudos, algumas máximas guiam a jornada e nos ajudam a refletir. Uma delas diz respeito à confiança excessiva: só morre afogado quem sabe nadar. Outra, um dado estatístico que comprova: 30% dos acidentes automobilísticos acontecem perto de casa, em trajetos totalmente familiares. E, trazendo para o universo do concurso, o que mais reprova hoje em dia são matérias consideradas básicas.

Desconfie do óbvio. Geralmente, é no excesso de obviedade de um assunto ou questão que muitos candidatos se enforcam. “O concurso mudou bastante”, adverte Márcio Lima, professor de Informática e consultor no CEV Concursos. “Houve um tempo em que a maior dificuldade dos alunos era em matérias mais específicas, hoje o que mais reprova é o básico”.


Informática, Português e Matemática: a tríade carro-chefe do curso Basicão do CEV Concursos. Por razões distintas, as três disciplinas são unidas pela dificuldade enfrentada pelos alunos. “Português porque há a ideia de que a gente sabe desde que nasceu”, explica Márcio Lima. “Raciocínio lógico é a noção de ‘é muito difícil e não vou aprender nunca’”, completa o professor. “E Informática é conhecida como a matéria que muda a todo momento e você sempre precisa estar atualizado”.

As três disciplinas citadas pelo especialista são vítimas de crenças limitadoras que, reproduzidas pelos estudantes, em nada ajudam na preparação. Além de conduzir a certo bloqueio no processo de aprendizagem, essas ideias subestimam o grau de importância desses conteúdos. “As pessoas têm dificuldade na Matemática porque elas não conhecem o básico”, garante o professor Wagner Filho, que assume a cadeira de Matemática e Raciocínio Lógico no CEV Concursos. “A grande dificuldade são operações básicas. E quando eu não sei o que é básico dificilmente eu consigo ir para algo mais aprofundado”.

Ter consciência do estágio de eterno aprendiz e olhar para as situações com positividade pode ser o caminho para superar o bloqueio com aquela disciplina considerada impossível. “O que eu tento fazer na sala de aula é desmistificar isso de que a Matemática é difícil, é inacessível, mostrando para o aluno a melhor saída”, explica Wagner. Enfrentar algo considerado impossível por muitos, pode ser o primeiro passo para uma aprovação. “Por mais que Informática seja considerada um bicho-papão, ela é uma disciplina que elimina, justamente pela dificuldade em aprender”.

Para quem está ingressando na carreira de concurseiro, a dica é começar exatamente pelo básico – o Basicão é o curso tradicional do CEV, que abrange disciplinas comuns à maioria dos cargos e editais. “Os alunos encontram no Basicão a chave para a porta que precisam abrir”, afirma Márcio Lima. Então, marujo, não subestime o mar por já conhecê-lo. Quem se desprende do óbvio, supera os limites e reconhece as dificuldades (é óbvio!), tem muito mais chance de prosperar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.