O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) divulgou na tarde desta quarta-feira (18) uma nota de esclarecimento referente aos recentes problemas relacionados ao Plamta, onde alguns hospitais e clínicas suspenderam o atendimento de beneficiários do plano alegando falta de pagamento.
Segundo o instituto, a diretora geral do Iaspi, Daniele Aita, conversou com membros do CUT e o Sinte-PI, onde esclareceu que realmente existe um atraso no pagamento para os hospitais, mas que a situação deverá ser resolvida até o dia 23 de outubro. Destacou ainda que os beneficiários não serão prejudicados.
“É importante tranquilizar aos beneficiários, no sentido de que não existe déficit de arrecadação no sistema que compõe o IASPI. Os eventuais atrasos que ocorrem dão-se em virtude dos trâmites legais que a arrecadação obedece até chegar aos cofres dos credenciados, pois antes disso acontecer, a arrecadação do servidor público é direcionada para a Conta Única do Estado, onde é devidamente identificada para ter o seu destino final”, disse.
Afirmou ainda que podem ser tomadas medidas judiciais caso os atendimentos não sejam retomados. “Informamos que os atendimentos de urgência seguem de maneira regular, bem como aqueles eletivos já agendados. Na realidade, o que está ocorrendo é apenas um remanejamento de agendamento de procedimentos eletivos para a próxima semana”, explicou a nota, destacando que “diante de todo esse imbróglio, salientamos que todas as medidas cabíveis, administrativas e jurídicas, estão sendo tomadas de modo que os segurados não sofram quaisquer danos”.
Confira a nota na íntegra:
O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí – IASPI, vem, por meio desta, informar que na manhã de hoje (18) a diretora geral, médica Daniele Aita recebeu sindicatos, tais como a CUT e o Sinte-PI, através de seus conselheiros, para a deliberação de temas importantes para seus beneficiários, como é o caso da prestação de serviços realizada pela rede credenciada ao IASPI.
Na oportunidade foram prestados todos os esclarecimentos necessários ao entendimento da situação atual do Instituto com relação a sua rede credenciada, quais sejam: efetivamente existe um atraso de aproximadamente 8 (oito) dias no pagamento e que deverá ser sanado a partir o próximo dia 23, quando os pagamentos começarão a ser processados, de acordo com calendário firmado junto à Secretaria de Fazenda do Estado.
Nesse sentido é importante tranquilizar aos beneficiários, no sentido de que não existe déficit de arrecadação no sistema que compõe o IASPI. Os eventuais atrasos que ocorrem dão-se em virtude dos trâmites legais que a arrecadação obedece até chegar aos cofres dos credenciados, pois antes disso acontecer, a arrecadação do servidor público é direcionada para a Conta Única do Estado, onde é devidamente identificada para ter o seu destino final.
Por fim, informamos que os atendimentos de urgência seguem de maneira regular, bem como aqueles eletivos já agendados. Na realidade, o que está ocorrendo é apenas um remanejamento de agendamento de procedimentos eletivos para a próxima semana.
A diretoria geral do Instituto orienta aos seus beneficiários a entrar em contato com a sua Ouvidoria, através dos seguintes contatos (86)3216 5609 / (86) 994914207 diante de qualquer dificuldade relacionada à prestação de serviços da rede credenciada. Para melhor direcionamento, no site do órgão (www.iaspi.pi.gov.br) está elencada a relação de credenciados que estão realizando atendimento de maneira normal aos segurados do sistema IASPI.
Diante de todo esse imbróglio, salientamos que todas as medidas cabíveis, administrativas e jurídicas, estão sendo tomadas de modo que os segurados não sofram quaisquer danos. Reforça-se também o ímpeto da gestão do IASPI em continuar contribuindo para uma melhor prestação de serviços aos seus beneficiários e dependentes de maneira contínua e responsável, bem como de maneira transparente objetiva.
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