As vacinas contra o HPV já estão disponíveis nos postos de vacinação do SUS no Piauí. De acordo com o Ministério da Saúde, 65.143 meninos com idades entre 12 e 13 anos estão aptos a tomar a vacina no estado, além de 742 jovens que já vivem com o vírus HIV. A expectativa é que 3,6 milhões de meninos sejam imunizados no Brasil em 2017.
O Ministério da Saúde informou que cerca de 99,5 mil crianças e jovens que já vivem com o vírus da Aids também receberão as doses da vacina. “A inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis. É muito importante a inclusão dessa faixa-etária. Precisamos estimular esta faixa a participar das mobilizações para vacinação”, afirma o ministro Ricardo Barros.
- Foto: Aloisio Mauricio/ Estadão ConteúdoMinistro da Saúde, Ricardo Barros
A vacinação para meninos acontece em duas doses, com seis meses de intervalo. Nos casos dos garotos que já vivem com o vírus a faixa etária é maior, de 9 a 26 anos, e o esquema é em três doses, com intervalo de dois e seis meses. É necessário apresentar uma prescrição médica para receber a vacina no caso de portadores do HIV.
Ver todos os comentários | 0 |