Na manhã desta quarta-feira (04), o secretário estadual da Justiça Daniel Oliveira esteve reunido com o governador Wellington Dias para tratar sobre o plano de metas para os anos 2017 e 2018 no estado e a implementação dos R$ 44,7 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).
De acordo com o secretário serão construídas três cadeias públicas no Piauí, nas cidades de Parnaíba, com 600 vagas, Oeiras com 204 vagas e uma penitenciária feminina em Picos com 140 vagas. O objetivo é diminuir a superlotação no sistema penitenciário.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
“Com os recursos recebidos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) vamos realizar uma reestruturação efetiva no sistema prisional, incluindo incentivo à educação, saúde, modernização de equipamentos e capacitações para os agentes penitenciários e internos”, declarou o governador Wellington Dias.
Na educação, a Sejus vai reforçar o estímulo ao ensino dos detentos, incluindo o modelo presencial e telepresencial, trabalhando a leitura como forma de remissão da pena. Outra meta é reduzir o índice de analfabetismo no sistema prisional. Em relação à saúde, serão implantadas equipes com foco no trabalho de saúde mental em cada unidade prisional. O governo deve intermediar a viabilidade do projeto com o Ministério da Saúde.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Secretário de Justiça, Daniel Oliveira
Também foi apresentado o projeto de tratamento para dependentes químicos no sistema prisional. Além de políticas públicas direcionadas às mulheres detentas, dentre elas, o projeto da Casa da Gestante, iniciativa da Secretaria de Justiça e Secretaria de Saúde.
Daniel Oliveira destacou o trabalho de humanização dos presos. “Avançamos muito nos últimos anos no quesito humanização, os internos passaram a estudar e aprender uma profissão. É partir do conhecimento que teremos egressos com uma nova visão de mundo e oportunidade de retomar suas vidas de forma diferente, mas sem esquecer que a saúde também é parte deste processo, seja de atenção mental ou não”, disse.
Ver todos os comentários | 0 |