Moradores da Vila Torquato Neto, localizado na zona sul de Teresina, invadiram, na manhã desta quinta-feira (31), a sede da prefeitura. A intenção é pressionar o prefeito Firmino Filho para receber uma comissão de moradores que querem negociar a permanência das famílias no terreno ocupado.
Imagem: Rayane Trajano/GP1Manifestação na Prefeitura de Teresina
"Tem um decreto pra tirar a gente e a gente não tem pra onde ir. A gente tá precisando de uma assinatura do prefeito e ele não quer nos receber", disse o pedreiro Francisco Messias.
Imagem: Rayane Trajano/GP1Famílias invadem Prefeitura de Teresina
Minutos depois da invasão, cinco membros da comissão dos moradores foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres. Participam da reunião ainda o vereador Gilberto Paixão e o assistente militar da Prefeitura, Major Morim.
Imagem: Rayane Trajano/GP1Famílias pedem moradia
"Reunião tranquila. Quando existe interesse de resolver o problema pelas duas partes, o encaminhamento é fácil. Então, o prefeito Firmino nos determinou que recebesse o pessoal aqui pra gente tomar pé oficialmente desse problema da Vila Torquato Neto, que é originária de uma desocupação do residencial Torquato Neto. A prefeitura vai entrar no processo para que a gente suspenda a reintegração de posse enquanto se faz o cadastramento pra gente realmente identificar as pessoas que realmente estão precisando de moradia. Segundo, existe uma proposta do proprietário para que o terreno fosse ocupado para documentar. A prefeitura vai procurar o proprietário junto com o vereador Gilberto Paixão para que a gente sente numa mesa para que a prefeitura seja o facilitador para esse loteamento", disse o secretário após a reunião.
Imagem: Rayane Trajano/GP1 Marco Antonio Ayres
O vereador Gilberto Paixão também falou sobre o caso: "Já venho acompanhado esse problema desde quando houve a ocupação no residencial Torquato Neto. Houve o problema do despejo e causou mais um problema porque o cidadão que se diz proprietário da terra colocou à disposição o terreno para que construíssem suas casas, depois essas famílias foram foram surpreendidas com a liminar. Isso fez acender um sinal de alerta porque não havia negociação sobre a terra, aí fizemos audiência pública na Câmara para discutir o assunto, procurei o secretário Marco Antonio e a Caixa Econômica, mas não houve avanço".
Imagem: Rayane Trajano/GP1Vereador Paixão
Famílias da Vila Torquato Neto invadem Prefeitura de TeresinaImagem: Rayane Trajano/GP1 Famílias ocuparam a entradada Prefeitura de Teresina
Imagem: Rayane Trajano/GP1Manifestantes tentam conversa com o prefeito
Imagem: Rayane Trajano/GP1Secretário recebe representantes
Imagem: Rayane Trajano/GP1Famílias pedem moradia
Ver todos os comentários | 0 |