Fechar
GP1

Piauí

Presidente da OAB do Piauí Sigifroi Moreno defende ficha limpa para todos os poderes

Sigifroi Moreno explica que por imposição constitucional todos os poderes devem obediência aos princípios da moralidade e da eficiência.

A Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Piauí defende que o projeto Ficha Limpa seja ampliado para todos os Poderes, como exigência tanto para os ocupantes de cargos no Executivo, quanto no Legislativo e no Judiciário. Pela proposta, pessoas condenadas na Justiça em decisão colegiada, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário, não poderiam assumir cargos públicos em comissão.

A previsão é que a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa aprecie nesta terça-feira (18) o Projeto de Emenda Constitucional que visa implantar no serviço público estadual a exigência de ficha limpa para todos os ocupantes de cargos em comissão, seja na administração direta, seja na administração indireta. A OAB/PI defende a ampliação desse projeto.

O presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno Filho, explica que, por imposição constitucional todos os poderes devem obediência aos princípios da moralidade e da eficiência. Assim, entende Sigifroi, não há como se admitir aplicação limitada das regras da ficha limpa somente a alguns deles.

“Nós defendemos veementemente a aprovação desse projeto na Assembléia. E vamos além: defendemos a ampliação da exigência para os exercentes de cargos no Legislativo e no Judiciário também. Esperamos contar com a ressonância dessa proposta junto aos nossos deputados”, defende o presidente da OAB/PI.

O projeto Ficha Limpa nas eleições foi uma grande conquista do povo brasileiro. A aprovação da proposta no Congresso Nacional foi motivada pela manifestação com 1,6 milhão de assinaturas, com as pessoas dizendo claramente que desejam mudanças de postura daqueles que pretendem se candidatar a cargo eletivo. “É salutar, e mesmo constitucional, exigir de quem vai assumir um cargo público em comissão, seja qual for, também obedeça aos mesmos critérios”, pontua Sigifroi Moreno.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.