Fechar
GP1

Piauí

Câmara de Vereadores de Picos antecipa recesso em uma semana

Recesso parlamentar deveria começar somente no próximo sábado, 17, mas foi antecipado em uma semana pelos vereadores picoenses.

Passando por cima de uma lei que eles próprios aprovaram e por unanimidade, os dez vereadores de Picos anteciparam em uma semana o recesso parlamentar do meio do ano. A decisão foi tomada pela mesa diretora da Câmara Municipal e recebeu o apoio dos demais membros do poder.
Imagem: José Maria Barros/GP1Câmara de Picos antecipa recesso em uma semana(Imagem:José Maria Barros/GP1)Câmara de Picos antecipa recesso em uma semana

De acordo com uma Emenda a Lei Orgânica do Município, de autoria do vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PMDB) e aprovada por unanimidade nas sessões dos dias 19 e 26 de junho do ano passado, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Picos devem ocorrer semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 15 às 19 horas, no período de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Com base na lei, o recesso parlamentar do meio do ano deveria ocorrer somente a partir do próximo sábado, 17 de julho, um dia após a realização da sessão ordinária do próximo dia 16. Entretanto, os vereadores resolveram antecipar as férias em uma semana e realizaram a última sessão deste semestre sexta-feira passada, 9 de julho.

Caso tivessem cumprido o calendário de reuniões segundo o que determina a Lei Orgânica do Município e respeitando-se os dias feriados, os vereadores de Picos deveriam ter realizado neste primeiro semestre 23 sessões ordinárias. Mas, por conta de alguns fatores, como, por exemplo, a falta de quorum em determinadas oportunidades, apenas 19 sessões aconteceram, quatro a menos do que o previsto na legislação aprovada por eles mesmos.

Retorno

Segundo o que determina a lei, os vereadores picoenses devem retornar ao trabalho no próximo dia 1º de agosto. No entanto, como é domingo e a sessão ordinária somente acontece na sexta-feira, de fato, o recesso somente acabará no dia 5 de agosto, aumentando de 14 para 28 dias o período de férias de meio de ano dos parlamentares.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.