Imagem: José Maria BarrosAntes da doação a pessoa passa pelo processo de triagem
Neste 25 de novembro, dia do doador de sangue, o Hemocentro de Picos, localizado nas dependências do Hospital Regional Justino Luz, promoveu desde as primeiras horas da manhã uma campanha festiva com distribuição de camisetas com os dizeres: Eu salvo vidas, sou doador de sangue, doe você também. A movimentação de doadores foi intensa e o resultado superou as expectativas da direção do órgão.O diretor do Hemocentro de Picos, bioquímico Waldemar Santos Júnior, mais conhecido como “Dr. Júnior”, disse que o doador de sangue é a célula máter de todo o processo da hemoterapia, portanto, no seu dia, 25 de novembro, costumam promover essa campanha festiva numa espécie de agradecimento ao doador e de reconhecimento público do seu gesto solidário.
Imagem: José Maria BarrosFila de espera para fazer o cadastro de doador
“Ficamos felizes neste dia por estarmos envolvidos em todo o processo e por sempre termos uma boa receptividade. O nosso doador em Picos já entende da necessidade de doar sangue constantemente, porque não vivemos somente de campanhas, tendo em vista que o sangue só vale 30 dias, por isso precisamos que as doações aconteçam com frequência”, ressalta “Dr. Júnior”.Ele informou ainda que a campanha de hoje em Picos transcorreu dentro do previsto e as doações aconteceram até mesmo acima das expectativas, um sucesso como sempre foram às campanhas promovidas anteriormente pelo Hemocentro na cidade, ressalta.
Imagem: José Maria BarrosAntes de fazerem a doação de sangue as pessoas são alimentadas na cantina do Hemocentro
“O povo picoense sempre atendeu ao nosso chamamento, pois sabe das necessidades do Hemocentro em repor essas bolsas de sangue, é conhecedor da importância de se fazer uma doação de sangue e o que é uma transfusão sanguínea. O Núcleo hoje esteve sempre lotado, muita gente veio doar e até o final do dia passamos de 200 doações, um número considerável que permitirá à gente as necessidades de Picos e de toda a região”, enfatizou “Dr. Júnior”.Comemorando o bom resultado da campanha, o diretor do Hemocentro de Picos convocou as pessoas para conhecerem o serviço, verem de perto como funciona o trabalho de coleta que, segundo ele, tem que ser constante, uma vez que o sangue tem validade, ou seja, vence com 30 dias.
Imagem: José Maria BarrosCampanha em Picos atraiu bom número de doadores
“Não devemos fazer a doação de sangue somente nos dias de campanha, quem não pode vir hoje que venha amanhã, venha depois, o importante é comparecer, porque a pessoa somente vai doar se tiver sangue suficiente para fazê-lo, se tiver enquadrado dentro do perfil que o RDC exige. Então é uma coisa criteriosa e segura. O que é que custa vir doar um pouco do seu sangue que está sobrando para os irmãos que venham a precisar. Só resolvemos uma transfusão sanguínea com sangue, por isso é tão importante doar”, argumentou o diretor do Hemocentro de Picos.
Ver todos os comentários | 0 |