O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) divulgou nessa quarta-feira (26) os dados do Censo Demográfico 2022 para o tema “educação”. No levantamento, 212 municípios do Piauí ultrapassaram a média estadual sobre a avaliação da população de 25 anos ou mais de idade que não possui instrução ou tem apenas o ensino fundamental completo. Nesse caso, a média estadual foi de 49,1%.

Nesse resultado, quatro municípios piauienses estão entre as 10 cidades brasileiras com maior índice em relação à proporção da população com menor nível de instrução. Uma delas é Aroeiras do Itaim, com 77,03% da população com mais de 25 anos sem instrução ou com ensino fundamental incompleto. A cidade ocupou o quarto lugar do país em relação a esse indicador.

Foto: Lucas Dias/GP1
Salas de aula

Logo depois aparece a cidade de Pavussu, em que 76,15% das pessoas com mais de 25 anos não possuem instrução ou não concluíram o ensino fundamental. Com isso, a cidade obteve o sétimo pior indicador do país.

Já o município de Milton Brandão apresentou um resultado proporcional de 75,69%, e, segundo o IBGE, ocupou o oitavo lugar no ranking nacional desse indicador. Cocal dos Alves também aparece com uma proporção de 75,57%, fechando a lista das 10 cidades brasileiras em que a maior parte da população a partir de 25 anos não possui instrução ou não concluiu o ensino fundamental.

Cidades com resultados positivos

Contrastando com esses resultados, apenas 12 municípios obtiveram um resultado menor que a média estadual, ou seja, apresentaram, proporcionalmente, menos pessoas com baixo nível de instrução. São elas: Teresina, com 27,40%; Floriano, com 35,77%; Parnaíba, com 39,81%; e Picos, com 40,61%.