O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 2.710 focos de queimada no estado do Piauí, no mês de setembro, até o momento. De acordo com a pesquisa, a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, a aproximadamente 575 quilômetros de Teresina, lidera esse ranking, com 209 focos.
Completam a lista dos cinco municípios piauienses com mais focos de queimada: Uruçuí, com 188; Canto do Buriti, com 176; Floriano, com 109 e Santa Filomena, com 104.
Queimadas proibidas
O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, assinou portaria nº 134, de 17 de setembro, que proíbe queimadas em florestas, nas demais formas de vegetação, e em resíduos diversos, por dois meses em todo o território estadual.
Conforme a portaria, fica vedado em todo o território do Estado do Piauí, o uso do fogo em todas as suas formas, durante o período compreendido entre 17 de setembro a 17 de novembro de 2024, inclusive mediante queima controlada em práticas agropastoris e florestais, como meio de limpeza de pastagem, preparo do solo para o plantio, erradicação de pragas, incineração de lixo e outras práticas com finalidades semelhantes, mesmo que autorizadas por este órgão ambiental no período de vigência da portaria.