O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realiza, nesta quinta-feira, 1º de agosto, a sessão solene de posse da desembargadora Lucicleide Pereira Belo, eleita para o cargo em junho. A cerimônia será acontecerá a partir das 18h no Palácio da Justiça, situado no bairro São Raimundo, zona sudeste da capital.

Com 35 anos de magistratura, Lucicleide Belo foi eleita no dia 14 de junho, em um pleito que atendeu ao critério do merecimento. Foi um processo eleitoral histórico, pois tratou-se da primeira vaga destinada exclusivamente a mulheres no TJ-PI, segundo as novas regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que preveem ações afirmativas de gênero no âmbito do Poder Judiciário.

Foto: Lucas Dias/GP1
Desembargadora Lucicleide Belo

A desembargadora concorreu com as juízas Maria Luiza de Moura Mello e Freitas, Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses de Carvalho, Haydée Lima de Castelo Branco e Maria Célia Lima Lúcio.

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Lucicleide Belo foi, por 13 anos, titular da 8ª Vara Cível da Comarca de Teresina. Também foi coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Atuou como juíza eleitoral, juíza membro das Turmas Recursais por quatro biênios, juíza coordenadora do V Núcleo de Justiça 4.0 e juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça.