O Festejo de São Francisco das Chagas, realizado anualmente de 25 de outubro a 04 de outubro no município de Hugo Napoleão agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Piauí. Para oficializar o novo marco, o governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a Lei n° 8.398/2024, que consta na edição de 29 de maio do Diário Oficial do Piauí.
"Passa a ser inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Piauí o Festejo de São Francisco das Chagas, realizado no municipio de Hugo Napoleão-PI anualmente de 25 de setembro a 04 de Outubro", consta em trecho da nova lei.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). O instituto passou a ser adotado pela UNESCO em 2003.
A lei sancionada pelo governador do Piauí é de autoria do deputado estadual Hélio Rodrigues (PT) e entrou em vigor na data de sua publicação.