A Associação dos Profissionais de Educação Física do Piauí (APEF-PI), através do seu presidente, o professor Demóstenes Ribeiro, emitiu uma nota de repúdio em razão de um vídeo satirizando a profissão do personal trainer.

Nas imagens, o influenciador Franki Zuero, conhecido por realizar diversos vídeos humorísticos, se passa por um personal e adota medidas 'desrespeitosas' com uma 'cliente'.

Na nota, a associação destaca que "é nadmissível que uma profissão que tanto contribui para a saúde e o bem-estar da população seja retratada de maneira tão negativa e distorcida. Os profissionais de educação física dedicam-se diariamente a promover a saúde, a qualidade de vida e a prática segura e eficiente de atividades físicas, pautando-se por princípios éticos e pelo respeito aos seus alunos e clientes", diz um trecho da nota.

Confira a nota na íntegra

NOTA DE REPÚDIO - Associação dos Profissionais de Educação Física do Piauí

A Associação dos Profissionais de Educação Física do Piauí (APEF PI) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao vídeo recentemente publicado no Instagram (@franklizuera) no qual um personagem representando um personal trainer adota uma atitude inaceitável e desrespeitosa com sua cliente, denegrindo a imagem de todos os profissionais da área.

É inadmissível que uma profissão que tanto contribui para a saúde e o bem-estar da população seja retratada de maneira tão negativa e distorcida. Os Profissionais de Educação Física dedicam-se diariamente a promover a saúde, a qualidade de vida e a prática segura e eficiente de atividades físicas, pautando-se por princípios éticos e pelo respeito aos seus alunos e clientes.

Este tipo de conteúdo, além de desrespeitoso, dissemina uma visão equivocada e prejudicial da nossa profissão, que é regulamentada e exige formação acadêmica e constante atualização. A atuação dos Profissionais de Educação Física é fundamentada em conhecimento técnico-científico, respeito e ética, visando sempre o melhor interesse e segurança de seus praticantes.

Diante disso, exigimos a imediata remoção do vídeo e a retratação pública por parte do responsável pela sua criação e divulgação. É crucial que o respeito e a dignidade dos Profissionais de Educação Física sejam preservados e que atitudes como essa não se repitam.

Reafirmamos nosso compromisso com a promoção de uma prática profissional ética e responsável e continuaremos a trabalhar para que a imagem dos Profissionais de Educação Física seja reconhecida e valorizada por sua real contribuição à sociedade.

Associação dos Profissionais de Educação Física do Piauí