O secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto , anunciou nesta segunda-feira (22), em primeira mão ao GP1 , que a inauguração da Penitenciária de segurança máxima em Buriti dos Lopes deve ocorrer até setembro deste ano. O local será a primeira instalação que vai classificar os detentos do norte do estado em médio e alto risco.
Segundo o secretário, a penitenciária será destinada a indivíduos de alta periculosidade, incluindo chefes de facções e criminosos condenados a longas penas de prisão. A estrutura moderna, construída inteiramente de concreto armado, promete oferecer um nível máximo de segurança.
“Nós vamos inaugurar agora esse ano um presídio novo em Buriti dos Lopes, um presídio que é considerado de segurança máxima. Com a inauguração desse presídio, nós vamos ter, pela primeira vez na história do sistema penitenciário do Piauí, a classificação dos presos em médio e alto risco do norte do estado inteiro. Nessa penitenciária, vamos colocar as pessoas que requerem um protocolo de segurança mais forte, mais intenso, de alta periculosidade, digamos assim, de alto risco. Chefes de facção, essas pessoas que cometem crimes que são sentenciadas a vinte, trinta, quarenta anos de prisão, vamos colocar dentro desta unidade. Ela é uma unidade moderna, construída sem tijolo, é tudo no concreto armado, uma penitenciária que vai ter realmente uma questão de segurança máxima. E nós vamos inaugurá-la no mês de agosto ou setembro desse ano”, detalhou o secretário.
Ainda conforme Carlos Augusto, o governador Rafael Fonteles, que tem acompanhado de perto e cobrado o progresso do projeto, autorizou a construção de quatro novas penitenciárias no Piauí, com o objetivo de abrir mais duas mil vagas. Entre as novas instalações planejadas estão uma nova CPA, duas CDPs - uma em Picos e outra no complexo de Altos - e uma penitenciária feminina em Picos.
“É um desafio que segue o governador Rafael Fonteles por entender e acompanhar de perto. Ele acompanha tudo de perto e cobra, por entender essa necessidade do sistema penitenciário do Piauí, ele autorizou a construção de quatro novas penitenciárias do Piauí, para abrir mais duas mil vagas. Nós vamos construir uma nova CPA, está em processo de licitação. Oitocentas e seis vagas aqui no complexo de Altos. Vamos construir duas CDPs, uma em Picos e outra aqui também no complexo de Altos, com duzentas e cinquenta e duas vagas cada, e uma nova penitenciária feminina em Picos”, reforçou o coronel.
Nova central de monitoramento
Além disso, está em andamento o processo de licitação para a construção de uma nova central de monitoramento com capacidade para monitorar mais de cinco mil pessoas. Isso oferecerá uma alternativa para as varas de execuções penais, permitindo o monitoramento em tempo real de indivíduos que cometeram crimes de menor potencial ofensivo ou que estão no final de suas penas através de tornozeleiras eletrônicas.
“São quatro unidades novas que nós vamos construir, além de estar em processo final da licitação a nova central de monitoramento. Vamos construir uma central de monitoramento com capacidade de monitorar mais de cinco mil pessoas, também para oferecer essa alternativa às varas de execuções penais interligada aqui sobre a grande Teresina, para que as pessoas que cometam crime de menor potencial ofensivo, como as pessoas que estão em final de pena, possam ser monitoradas da tornozeleira eletrônica e acompanhadas em tempo real pela nossa central de monitoramento”, finalizou.