Um monitoramento realizado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) apontou que cinco açudes localizados no Piauí transbordaram, são eles: o açude Caldeirão, em Piripiri; Estreito, no município de Padre Marcos; Ingazeiras, em Paulistana; Pedra Redonda, em Conceição de Canindé; e Salina, na cidade de São Francisco do Piauí.
Os açudes de Salinas e Pedra Redonda são considerados os represamentos com maior capacidade de abastecimento, com 387.407.413 (trezentos e oitenta e sete milhões, quatrocentos e sete mil e quatrocentos e treze) m³ e 216.000.000 (duzentos e dezesseis milhões) m³, respectivamente.
Além do Piauí, os estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte também registraram sangramento em açudes monitorados pelo DNOCS. Nesses primeiros meses do ano, 49 açudes monitorados pelo DNOCS sangraram nesses seis estados.
Esse fenômeno ocorre principalmente por conta do período chuvoso registrados na região nordeste. Conforme o Serviço de Operações Agrícolas, do Serviço de Monitoramento Hidrológico (DI/DEP/MH), alguns dos açudes que não transbordaram já estão com capacidade acima de 90%, prestes a sangrar.