A Universidade Federal do Piauí ( UFPI ) divulgou, nessa quinta-feira (21), o edital da consulta prévia que vai definir o novo reitor ou nova reitora da instituição, que vai ocupar o cargo de 2024 a 2028.
Clique aqui e confira o edital.
No dia 24 de abril será realizada a consulta acadêmica, na qual docentes, técnicos administrativos e estudantes votarão em uma chapa. O resultado será divulgado no dia 27 e encaminhado ao Conselho Universitário para nova votação, que definirá a lista tríplice com três nomes. A lista, por fim, será enviada ao presidente da República, que escolherá o novo reitor ou nova reitora.
Poderão se candidatar ao cargo de reitor ou vice-reitor, os docentes efetivos que estejam nos dois níveis mais elevados da carreira – titular ou associado, nível 4 – e que possuam título de doutorado.
O prazo para inscrições das chapas inicia neste sábado (23) e seguirá até o dia 31 e março.
Chapas
Até o momento, três mulheres se colocaram na disputa pela reitoria da UFPI. A professora Nadir Nogueira, do Departamento de Nutrição, que já foi vice-reitora, tem como vice o professor Edmilson Miranda, do Departamento de Química.
A outra chapa tem como candidata a professora Lívia Nery, diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), que tem como vice o professor Welter Cantanhêde, do Departamento de Química.
Também é candidata a professora Flávia Lorenne, do curso de Administração, que tem como vice o professor Viriato Campelo, atual vice-reitor.
Voto paritário
Um tema de grande debate na escolha dos reitores da UFPI é o voto com pesos diferentes na consulta acadêmica. Enquanto os votos dos professores têm peso de 70%, os votos dos técnicos administrativos e estudantes tem peso de 15%, cada. Na última eleição, o reitor Gildásio Guedes foi o mais votado, contudo, quando foi aplicada a regra dos pesos diferentes no voto, ele acabou ficando em terceiro lugar.