O governador Rafael Fonteles (PT) e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos , visitaram, nesta sexta-feira (25), as instalações do Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), localizado na avenida Duque de Caxias, bairro Primavera. A visita marca o início de uma parceria entre os dois órgãos, voltada para a implementação de serviços de Operação de Logística de Suprimento In Hous e e a eficiente distribuição de medicamentos.

A Logística In House é uma nova tendência no mercado logístico. A parceria visa a eficiência na aquisição e distribuição de materiais e medicamentos para toda a rede hospitalar estadual, gerando economia e evitando desperdícios. Rafael demostrou satisfação com a parceria e disse que ela já está rendendo frutos positivos para a sociedade para o Governo do Estado quanto a redução de custos.

“Aqui é um exemplo de sucesso de política pública que gera redução de custos e aumento da qualidade dos serviços prestado ao cidadão. A pessoa poder receber o medicamento em casa e ainda ser feito com redução de custos por parte do Estado, é algo incrível. Essas parcerias da SESAPI com os Correios, tanto com a distribuição de medicamentos para os pacientes que precisam, como também para distribuição interna dos insumos e medicamentos, é algo realmente exitoso e que já estamos colhendo os frutos", comemorou o governador.

Agilidade

Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, esclareceu que a iniciativa vai agilizar a entrega dos medicamentos, possibilitando um controle maior do estoque. Ele falou também que a comodidade de receber a medicação em casa, é outro benefício importante.

“Para nós é motivo de orgulho participar dessa iniciativa inovadora, é o segundo contrato na modalidade que a gente fecha no País. Isso vai ser importante para a povo do Piauí porque vai trazer mais rapidez na entrega dos medicamentos, que a gente vai entregar em casa, as pessoas não precisam se deslocar para receber os medicamentos. Então, é uma comodidade maior, esse armazém que a gente está fazendo, vai agilizar mais e ter o controle maior dos estoques. Isso se reveste em eficiência e economia para os cofres públicos”, pontuou o presidente dos Correios.

Ministro do Desenvolvimento Social

Um dos articuladores da parceria, o ministro do Desenvolvimento Social, senador Wellington Dias (PT), ressaltou a importância da parceira entre as duas partes e afirmou que esse alinhamento vai trazer benefícios para toda a sociedade.

"Governador Rafael aceitou a parceria com os Correios e o Ministério do Desenvolvimento Social participa porque ajuda nas condicionalidades. O público do Bolsa Família, do Cadastro Único tem direito a medicamentos da Farmácia Popular. São 120 medicamentos gratuitos para pessoas que usam medicamentos contínuos. E também, trabalhamos outros serviços e agora vamos juntos trabalhar com os Correios o Natal sem Fome", declarou Wellington Dias.