O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) vai acompanhar a transição de governo em todos os municípios piauienses que terão novos prefeitos a partir de janeiro de 2025. Os trabalhos já terão início na próxima segunda-feira (14).

Além de acompanhar a transição, a Corte vai realizar um treinamento com as equipes das futuras gestões, de modo a instruir como devem atuar nas prestações de contas.

Foto: Alef Leão/GP1
Presidente do TCE-PI, Kennedy Barros

“O TCE tem duas metas após as eleições. A primeira é estabelecer a transição, pois a civilidade recomenda que quem vai sair deve disponibilizar os levantamentos necessários para quem vai entrar, para que possa planejar a gestão que será iniciada em janeiro” afirmou o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros .

Endividamento dos municípios

O presidente do TCE-PI ressaltou que ainda ocorrem casos em que um gestor, ao deixar a prefeitura, deixa o município com dívidas, dificultando o início da nova gestão.“Infelizmente, ainda existe a cultura de uns poucos que, tendo perdido a eleição, pode endividar o município, chamar lista de contratação de pessoas, gerar todo tipo de dificuldades para os novos gestores”, pontuou o conselheiro Kennedy Barros.

O treinamento das equipes técnicas dos municípios acontecerá em janeiro de 2025, com formação nas áreas de licitação, contratação, acompanhamento da folha de pessoal e de pagamento.