A ministra Nísia Trindade participou, nesta sexta-feira (28), da solenidade de inauguração da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na Avenida Presidente Kennedy, na zona leste de Teresina.

Na ocasião, a ministra ressaltou a referência que o estado é na área da Saúde em todo o Brasil. “Eu sou testemunha que o Piauí é referência na saúde e essa maternidade representa, pela fala de todos e pelo que eu vi das instalações, a realização do sonho de toda uma geração de profissionais e, sobretudo, da população do estado”, afirmou.

Foto: Lucas Dias/GP1
Nísia Trindade

“Quero ressaltar que para o Ministério da Saúde que tem, neste momento, a retomada do que foi começado já no primeiro governo do presidente Lula e depois da presidente Dilma, de fortalecer tanto a atenção primária como a especializada, a integralidade do SUS, esse trabalho de vocês é referência”, declarou Nísia Trindade.

A nova maternidade

A nova Evangelina Rosa terá 174 leitos de enfermaria; 30 de UTI Neonatal; 30 de UTI Neo Intermediária; 15 leitos Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru; 20 leitos UTI Adulta; 6 leitos de Observação Pronto Atendimento e 12 leitos de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). Além disso, terá 6 salas de Centro Cirúrgico e 3 salas do Centro de Parto Normal, que começarão a funcionar em novembro.

A maternidade vai contar com mais de 20 especialidades médicas, como obstetrícia, pediatria, neonatologia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, terapia intensiva, oftalmologia, anestesiologia, citologia, genética, ginecologia, radiologia e ultrassonografia.

A unidade também oferecerá assistência nas áreas de enfermagem obstétrica e neonatal, psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, biomedicina, farmácia, engenharia clínica e odontologia. As pacientes que forem reguladas para a maternidade terão acesso a todos esses serviços.