O Ministério da Saúde, por meio da Superintendência Estadual no Piauí, entregou nesta sexta-feira (12) 11 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para 11 municípios com objetivo de reforçar o atendimento médico nessas cidades. O investimento total é de R$ 3.285.495,00.

Seis municípios receberam um veículo cada para a renovação da frota. São eles: Tanque do Piauí, Itaueira; Guadalupe; Gilbués: Cristino Castro; e Bocaina. Outros três foram beneficiados com um veículo e equipamentos para a expansão da frota: Floresta do Piauí; Luzilândia, e Barro Duro. Já as cidades de 5ão João da Serra e Santa Luz, que também receberam um veículo e equipamentos, vão implantar o Serviço, ou seja, terão o Samu pela primeira vez para benefício da população.

Florentino Neto

“Nós estamos entregando ambulâncias que fazem parte da programação do Ministério da Saúde para a implantação de novas bases do Samu e em alguns casos, de ampliação da frota. São 11 municípios beneficiados dentre os quais temos três que estão tendo implantação e os demais todos são ampliação ou renovação de frota”, declarou o deputado federal Florentino Neto .

O deputado Florentino Neto explicou ainda o processo que é feito para o atendimento às necessidades dos municípios. “Diante das suas necessidades, os municípios apresentam proposta ao Ministério da Saúde que vai analisar a situação, se é viável ou não atender aos pleitos dos municípios. E as ambulâncias de hoje foram pleitos atendidos, mas outros pleitos também serão atendidos no próximo ano dentro dessa filosofia do Ministério da Saúde de modernizar e ampliar o Samu”, afirmou.

Cosems

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Piauí, Leopoldina Cipriano, explicou que em alguns municípios as ambulâncias só começarão a ser utilizadas no mês de janeiro em virtude de algumas burocracias.

“Elas vão chegar aos municípios, mas ainda precisam ser feitos os seguros delas. Então, os prefeitos deverão finalizar o seguro nos próximos dias para que essas ambulâncias possam ser entregues para a população a partir de janeiro de 2024”, pontuou Leopoldina.

Já nos municípios onde já existe o serviço do Samu, o processo será mais rápido. “Aqueles municípios que já têm Samu e vão fazer só a renovação de frota, conseguem fazer com mais rapidez porque eles já têm o seguro da outra ambulância, e vão fazer só a transferência e isso é muito rápido, é um processo de só 24 horas, mas em município como Santa Luz do Piauí que não tem o serviço ainda, vai demorar mais um pouco”, declarou Leopoldina Cipriano.

Guadalupe foi beneficiado

O município de Guadalupe foi um dos beneficiados com uma ambulância para a renovação da frota e a prefeita Neidinha esteve presente para receber as chaves. “Essa ambulância está chegando em boa hora, porque nossa frota estava bastante defasada. Graças ao presidente Lula nós estamos recebendo hoje uma ambulância para Guadalupe, para suprir as necessidades da saúde em nosso município”, disse a gestora.

“Nós tínhamos três ambulâncias e com mais essa, teremos 4. Só que as ambulâncias que tínhamos estavam mais antigas, porque Guadalupe dá cobertura para outros municípios por perto, como Jerumenha, até Marcos Parente", explicou a prefeita Neidinha.

Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Piauí

A Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Piauí, Antônia Maria Leal, falou da importância da entrega desses veículos para os municípios. “É de fundamental importância, haja vista o trabalho que é realizado pelo Samu, que é formado e constituído por uma equipe técnica multidisciplinar, extremamente capacitada e que faze esse atendimento de forma rápida e qualificada, amenizando agravos da saúde com o objetivo final de salvar vidas”, afirmou.

“Então, ficamos muito felizes, e quem ganha é a população. O Governo Federal, juntamente com o Ministério da Saúde, reafirma o compromisso com o fortalecimento do SUS, doando essas ambulâncias para os municípios piauienses e universalizando os serviços essenciais de saúde na rede pública”, concluiu Antônia Maria.

Samu

O Samu 192 foi instituído há 20 anos por meio da Portaria n° 1.864 de 29 de setembro de 2003, que estabelece o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências em todo o território nacional. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atua em mais de 3,9 mil municípios brasileiros alcançando a cobertura de mais de 86% da população. Agora o Complexo Regulador Estadual do Serviço Móvel de Urgência no Piauí atende mais de 1,2 milhão de habitantes em 97 municípios com uma estrutura de mais de 130 ambulâncias e uma aeronave.