O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), está entre os dez governadores com maior Índice de Popularidade Digital (IPD). O ranking, feito pelo instituto Quaest Pesquisa e Estratégia, foi publicada nesta segunda-feira (27), e mostra a variação semestral dos representantes mais bem colocados no IPD.
Nesse contexto, o piauiense que exerce o primeiro mandato na chefia do Executivo piauienses, Rafael Fonteles, aparece em 9º lugar, ficando na frente apenas do governador Jerônimo Rodrigues, da Bahia. Segundo o levantamento feito entre os meses de janeiro de novembro, Fonteles iniciou no ranking com o IPD em 23 pontos percentuais, mas no mês de julho sofreu uma queda de 4,3, totalizando 18,7. Por fim, no mês de novembro, o índice chegou a 33,9, ou seja, com crescimento de 15,2 pontos percentuais.
Enquanto isso, entre os três primeiros colocados estão: Tarcísio Freitas, de São Paulo, com 78,3 pontos percentuais. Ele é seguido por Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, com 57,2 pontos. Em terceiro lugar, o governador Heldr Barbalho, do Pará, com 50,8 pontos.
Segundo o instituto responsável pela elaboração do ranking, o IPD foi calculado entre 1 de janeiro a 20 de novembro de 2023, e é baseado na “análise de 175 variáveis coletadas em plataformas digitais”, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Google, Wikipédia e TikTok.
Confira o ranking