Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministro Wellington Dias e Rafael Fonteles abrem G20 Social com reunião na FIEPI

O governador Rafael Fonteles participou da abertura, que recebe representantes de 24 ministérios.

Lucas Dias/GP1 1 / 9 Abertura do G20 Social em Teresina Abertura do G20 Social em Teresina
Lucas Dias/GP1 2 / 9 Abertura do G20 Social na FIEPI em Teresina Abertura do G20 Social na FIEPI em Teresina
Lucas Dias/GP1 3 / 9 Evento do G20 Social em Teresina Evento do G20 Social em Teresina
Lucas Dias/GP1 4 / 9 Ministro Wellington Dias Ministro Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 5 / 9 Reunião preparatória para o G20 Social Reunião preparatória para o G20 Social
Lucas Dias/GP1 6 / 9 Valéria Burity, secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza Valéria Burity, secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza
Lucas Dias/GP1 7 / 9 Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República
Lucas Dias/GP1 8 / 9 Wellington Dias na reunião da CAISAN em Teresina Wellington Dias na reunião da CAISAN em Teresina
Lucas Dias/GP1 9 / 9 Reunião acontece durante toda esta segunda-feira no auditório da FIEPI Reunião acontece durante toda esta segunda-feira no auditório da FIEPI

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, abriram o G20 Social na manhã desta segunda-feira (20) com a realização da reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), em Teresina-PI.

De acordo com o ministro Wellington Dias, a agenda da Caisan contará com representantes de 24 ministérios, ocasião em que será apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) um estudo que leva em conta 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável.


“Aqui o programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estará divulgando um estudo, que leva em conta os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e as experiências no mundo, o que que deu certo e o que que não deu certo. Subsidiando o G20, nós encomendados vários estudos feitos pela FAU, pelo Banco Mundial e um estudo feito pelo UNICEF. Então, esses estudos são balizadores do que que foi praticado nos vários países e que deram resultado”, explicou o ministro Wellington Dias.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que o Piauí hoje se insere no eixo das discussões geopolíticas e social, reunindo dezenas de países, a fim de criarem uma aliança global com o foco na erradicação da pobreza e desigualdade social, compromissos que, segundo Rafael Fonteles, foram assumidos por Wellington Dias enquanto governador e que mostrou para os demais estados o desenvolvimento de tarefas para se atingir números positivos, sobretudo, acerca da temática do combate à fome.

“No momento que o presidente Lula coloca o social em pé de igualdade com as questões geopolíticas, as questões econômicas, é uma demonstração inequívoca do compromisso do presidente Lula e da sua equipe de ministros com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Então, esse debate ser feito hoje aqui em Teresina no Piauí é uma grande honra para nós. O Piauí, nos últimos 20 anos, e isso tem muito a ver com as gestões do ex-governador Wellington Dias, deu grandes passos na redução da desigualdade, na erradicação da fome e na redução da pobreza. Então, nada melhor do que fazer aqui essa oportunidade de discutir, tecnicamente, com as delegações do mundo inteiro, o futuro documento que eu tenho certeza que será celebrado pelos chefes de estado dessa aliança global de enfrentamento a pobreza, redução da pobreza e erradicação da fome”, destacou o governador Rafael Fonteles.

Programação

Durante a manhã desta segunda-feira será realizado o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza” aberto ao público.

A partir das 10h, a pauta desse segmento envolverá a apresentação de pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnu), feita pelo pesquisador e consultor Antônio Claret, e também do estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e Políticas Públicas no Piauí (2000-2024)”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.