Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina será palco da aliança global contra a fome, diz Wellington Dias

"Só é possível tirar as pessoas do mundo da fome se os mais ricos apoiarem", advertiu o senador.

Teresina se prepara para ser palco do G20 e será o centro das atenções entre os dias 22 e 24 de maio, quando sediará a importante reunião das 20 maiores economias do planeta. Além dos países membros, organismos internacionais participarão do encontro para consolidar os termos finais da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa é coordenada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), senador Wellington Dias (PT-PI).

Conforme o ministro Wellington Dias, a reunião em Teresina tem como objetivo principal discutir formas de combater a fome mundial, com os países mais ricos apoiando aqueles que ainda estão em desenvolvimento.


Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias durante a solenidade
Wellington Dias durante a solenidade

“O que é o G20? São, na verdade, os vinte e um países mais ricos do mundo. O Brasil está lá porque é um dos mais ricos do mundo. Hoje, é a nona maior economia do mundo. O presidente diz: 'Olha, só é possível tirar as pessoas do mundo da fome se os mais ricos apoiarem os que estão em desenvolvimento'. E aí começa esse trabalho. Teresina pode ser o palco da celebração deste termo, que será de 22 a 24 de maio”, pontuou Dias.

O ministro informou ainda que no dia 20 de maio, antes do início do G20, haverá um encontro preliminar com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Dias, que lidera essa força-tarefa, disse ter orgulho em Teresina ser escolhida como sede do evento.

“Já teremos um primeiro momento na segunda-feira, dia 20, com a presença da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional e o CONSEA, Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Dia 22 a 24, teremos um G20 propriamente dito, com 53 ou 54 delegações que são esperadas, como a UNICEF, Banco Mundial, enfim. O que se espera? Esse termo, aprovado em Teresina por entendimento, será submetido em julho ao conjunto dos ministros dos países da Aliança. E quando for em novembro, haverá uma reunião da cúpula que também será no Rio de Janeiro, com os chefes de estado”, ressaltou o ministro.

A reunião, de caráter técnico, ocorre a portas fechadas, ao longo de três dias, no Centro de Convenções de Teresina. Além de organismos internacionais, entre as delegações, estão, por exemplo, representantes do Japão, República da Coreia, Arábia Saudita, Singapura, Bangladesh, Angola, Austrália, Egito, Índia, Estados Unidos, França e China. A troca de experiências faz parte da construção conjunta da Aliança Global e, em Teresina, as comitivas terão a oportunidade de conhecer e visitar, in loco, programas exitosos de combate à fome e à miséria no Brasil.

O encontro na capital piauiense se torna determinante, pois nele serão definidos os instrumentos fundadores da Aliança, que serão firmados, em junho, durante reunião ministerial no Rio de Janeiro, momento em que serão anunciados os membros fundadores, parceiros e financiamento para o lançamento da Aliança Global. Em novembro, a Cúpula do G20 dará lugar ao lançamento em alto nível da Aliança Global contra a Fome e à Pobreza.

G20 Social

O G20 Social foi anunciado pelo presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Délhi, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco.

O objetivo da iniciativa é ampliar a participação de atores não-governamentais nos processos decisórios do G20. Também visa garantir espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações e dos agentes não-governamentais dos países que compõem as maiores economias do mundo

O ponto alto do G20 Social será a Cúpula Social, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, as duas no Rio de Janeiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.