O município de Amarante registrou bons resultados no Indicador Sintético Final (ISF) do Ministério da Saúde. O dado, conhecido como Previne Brasil, é o resultado da avaliação do desempenho das equipes Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP) e determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município.
Amarante registrou notas 9,56 para o primeiro quadrimestre; 9,41 para o segundo e 9,96 para o terceiro. Os indicadores são calculados com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), sendo monitorados a cada quadrimestre, periodicidade na qual o Indicador Sintético Final (ISF), uma nota calculada a partir dos indicadores que mensuram o desempenho do município, é medido.
Para o prefeito Diego Teixeira, esta é uma vitória para o município. “Com os indicadores neste nível, vamos garantir recursos federais que permitam a manutenção e investimentos na saúde. É mais desenvolvimento para o nosso povo em uma área tão necessária”, considerou o prefeito.
De acordo com Ana Tércia Carvalho, secretária de Saúde de Amarante, os parâmetros do Ministério da Saúde mostram o comprometimento das equipes em fazer um bom trabalho. “Estes índices avaliam a saúde como um todo, desde a maternidade até índices de doenças e o acompanhamento delas. Estamos com excelentes resultados com o trabalho realizado no ano passado, ao longo de três quadrimestres”, avaliou a secretária.
O valor do incentivo financeiro do pagamento por desempenho é determinado pelo ISF e vale para os repasses dos quatro meses subsequentes à aferição. Os números dos sete indicadores são constituídos pelas pessoas acompanhadas pela atenção básica de cada município.
Ver todos os comentários | 0 |