Nessa segunda-feira (14), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) extinguiram o incêndio florestal que atingiu a localidade Santa Clara, situada na zona rural de Canto do Buriti, no Sul do Piauí. O fogo iniciou durante o domingo (13), e atingiu diversas residências na região, o que culminou com a morte de quatro pessoas da mesma família.
As vítimas foram identificadas como Ilda Pinto da Silva, Aido Pereira, Erisvaldo Braz da Silva e Raimunda Nonata Vitorino dos Santos. Devido à situação crítica na região, equipes de Teresina e Floriano foram enviadas ao local. No dia seguinte, as operações foram encerradas, após não serem detectados novos focos de incêndio.
Segundo o coronel Egídio Leite, comandante operacional da corporação, foi realizada uma varredura na localidade, que comprovou o fim da operação. “O trabalho de rescaldo realizado na mata pelas equipes do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas, foi devidamente concluído. Mesmo após debelado, contamos com o auxílio da aeronave da Polícia Militar do Piauí, a fim de confirmar através de uma espécie de varredura em toda área atingida, se ainda existiam focos de incêndio”, afirmou o comandante.
Com o fim da operação, as guarnições se deslocaram para uma nova missão, dessa vez na cidade de Curimatá, onde atuam contra outro incêndio florestal que atingiu uma região de mata seca e de difícil acesso.
Piauí registrou quase 1000 focos de incêndio em outubro
Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos primeiros 15 dias de outubro, o Piauí registrou 963 focos de incêndio. Somados ao levantamento feito entre julho e setembro, são 6.213 focos de incêndio somente em 2024.
O Corpo de Bombeiros do Piauí atendeu 422 incêndios florestais no estado de janeiro a setembro de 2024. Em outubro, foram registradas sete ocorrências desse tipo nas cidades de José de Freitas, Cajueiro da Praia, Nazária, Curralinhos e Canto do Buriti.
Ver todos os comentários | 0 |