O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel realizará sua primeira ação nas próximas terça-feira (05) e quarta-feira (06), no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina. O evento, que acontecerá das 9h às 11h e das 14h às 18h, prevê cerca de 300 atendimentos, com foco em animais de ONGs e de protetores individuais.
No trabalho inicial, serão realizadas triagem e avaliação de animais domésticos (cães e gatos), para posterior encaminhamento à castração. A ação conta com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB) e da vereadora Thanandra Sarapatinhas.
Para garantir que seja eficaz, a primeira ação do projeto acontecerá em quatro etapas. A primeira delas será o cadastro no local da ação para que o interessado possa receber uma senha. Em segundo lugar, acontecerá a triagem para identificar quais animais estão aptos para serem cadastrados. Depois, os animais selecionados serão encaminhados para exames laboratoriais e por fim, serão encaminhados para o local de castração.
Além disso, a iniciativa contará com um grande avanço tecnológico. Trata-se da implantação de microchip de monitoração nos animais, o que possibilitará o controle populacional deles.
As castrações serão realizadas após aprovação do cadastro, nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).
O projeto foi lançado pelo Governo do Piauí no dia 5 de junho de 2023, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).
Ver todos os comentários | 0 |