A maternidade é um desafio constante que exige das mulheres um equilíbrio delicado entre cuidar dos filhos, gerenciar o trabalho e ainda encontrar tempo para cuidar de si. Nesse sentido, é cada vez maior o número de mães que têm buscado no crossfit uma solução para o cuidado de sua saúde e bem-estar.
O crossfit é uma modalidade de treinamento que combina exercícios de força, condicionamento cardiovascular e movimentos de ginástica e que tem atraído cada vez mais adeptos no mundo.
Mayara Carvalho, tem 35 anos, é executiva de vendas, e mãe de duas meninas, Emilly de 12 anos e Isadora de 7 anos. Em entrevista ao GP1, Mayara contou que o crossfit entrou na sua vida como uma forma de obter uma rotina mais saudável, além do melhorar o condicionamento físico. "Eu buscava uma atividade física que me desse disciplina para me ajudar com o sobrepeso e a ter uma melhor qualidade de vida. Então, eu resolvi entrar em um box de crossfit por ficar localizado bem próximo de onde moro", contou Mayara Carvalho.
Ao verem suas mães se dedicando a um estilo de vida ativo e saudável, as crianças são incentivadas a adotar esses hábitos desde cedo. É o que conta Mayara ao falar sobre a conciliação entre a rotina de treinos com as responsabilidades da maternidade. "Quando comecei, eu levava minhas filhas para box onde eu treinava e mesmo que brincando fazia com que elas me acompanhassem nos exercícios", afirmou.
Desafios e apoio de outras mães
Para Mayara, o maior desafio ao praticar crossfit após a maternidade é justamente conseguir manter a constância dos treinos. "Sendo mãe de duas, preciso conciliar horário de escola, tarefas, trabalho e ainda encontrar disposição para treinar, esse é o meu maior desafio. Além dos diversos benefícios do crossfit em minha vida, ainda encontrei uma rede de apoio de outras mães e amigas na prática do esporte, onde todas comemoram e se alegram com a superação uma das outras, isso é revigorante", pontuou Mayara Carvalho.
"Resolvi ir a uma aula experimental e me encantei!"
Laiara Araújo, tem 35 anos, é empresária e mãe de três meninas, Thaiara Maria, 11 anos, Thailana Maria 6 anos e Thaiza Maria, 4 anos e, de acordo com ela, se encantou pelo crossfit após fazer uma aula experimental. Laiara faz os treinos no horário da noite, após realizar as tarefas com as filhas.
"O crossfit sempre chamou minha atenção, porém, tinha receio devido algumas limitações, então, um dia resolvi ir a uma aula experimental e me encantei! Vou aos treinos no horário da noite após realizar todas as atividades das meninas. Já deixo elas com o pai prontinhas para dormir, mas às vezes também levo elas para o treino. Procurei um horário em que eu já tivesse terminado todas as atividades! Mas tem dia que vou no horário que dá certo, nem todo dia sai como planejado", contou Laiara.
Questionada como o crossfit impactou a forma no cuidado com as filhas, Laiara respondeu que hoje tem muito mais disposição e energia para gastar com elas, pois, segundo ela, antes era muito sedentária.
Por fim, Laiara deu conselhos para quem quer começar uma atividade física, mas tem receio. "Não tenha medo por achar que é muito pesado e você não vai conseguir, ninguém inicia qualquer atividade física levantando muito peso, a força você vai adquirindo à medida que treina, a sua saúde mental revigora, é como uma terapia e você vai ter mais disposição e energia para gastar com seus filhos!", concluiu.
Participação do treinador no processo
O crossfit, assim como outras atividades físicas, pode ser adaptado às necessidades individuais, permitindo que as pessoas ajustem a intensidade e o volume dos exercícios de acordo com sua condição física e disponibilidade de tempo.
O treinador Weslley Carvalho explicou como ele adapta os treinos de crossfit para atender às necessidades e restrições das mães. "A subjetividade de cada mãe, de cada aluna sempre vai estar presente na hora de prescrever o treinamento. O professor tem como papel entender o objetivo e limites de cada um e, através disso, adaptar quando necessário para que consigam executar os exercícios e dando o seu melhor dentro dessa modalidade e, com isso, crescendo a cada dia", explanou.
"O principal objetivo das mães que procuram o crossfit é a qualidade de vida, sair um pouco da rotina e é, naquele momento, que elas tiram um tempo só para elas dentro da modalidade para dar o seu melhor, se superando e, consequentemente, obtendo resultados para a saúde em si", declarou Weslley Carvalho.
Wesley destacou ainda a importância da participação do treinador nesse processo. “Como profissional, a gente ajuda incentivando e facilitando em alguns exercícios porque a gente sabe que a jornada de uma mãe, que já vem dos seus afazeres de casa, do trabalho, já é muito grande, então, esse incentivo do treinador, do professor, do coach é muito importante para elas se superarem e a cada dia evoluírem cada veze mais”, explanou.
"Sem dúvida nenhuma o crossfit gera muitos benefícios para elas, como a tonificação dos músculos, redução de taxas que podem estar alteradas, prevenção de algumas doenças crônicas como hipertensão e diabete, melhora também a questão da própria socialização, superação. Durante os treinos também são liberados alguns neurotransmissores como a dopamina e serotonina que são muito importantes contra a depressão, ansiedade. Tudo isso são benefícios que a modalidade traz para as pessoas que praticam", finalizou o treinador Weslley Carvalho.
Ver todos os comentários | 0 |