A ministra da Cultura do Governo Federal, Margareth Menezes, virá ao Piauí no dia 7 de março. Ela vai participar de solenidade na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Teresina, em homenagem à Esperança Garcia, mulher negra escravizada reconhecida como a primeira advogada do Brasil. A agenda completa da visita da ministra ao Piauí ainda não foi divulgada.
A OAB vai inaugurar, em sua sede, um busto de Esperança Garcia, doado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O busto de Esperança Garcia está sendo produzido pelo escultor Braga Tepi com base em uma tela da artista plástica Dora Parentes, que venceu o concurso “Um Rosto para Esperança Garcia”, realizado pelo Conselho Estadual de Cultura.
Esperança Garcia
Em novembro de 2022 o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil, graças à uma carta que escreveu ao então governador da Capitania de São José do Piauí, denunciando maus-tratos que ela e sua família sofriam enquanto pessoas escravizadas.
Ver todos os comentários | 0 |