Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ampliação de linha férrea e nova estação vai beneficiar Dirceu

O projeto prevê a reforma do trecho que liga a estação Boa Esperança, no Dirceu, ao bairro Colorado.

O Governo do Estado, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí, vai iniciar, no segundo semestre, a ampliação da linha do metrô e construção de nova estação de passageiros na zona Sudeste de Teresina. Nessa sexta (10), técnicos do órgão visitaram o local para avaliar os impactos da obra, que deve proporcionar um acréscimo de 4 mil usuários por dia.

O projeto prevê a reforma do trecho de 2,5 km da linha ferroviária que liga a estação Boa Esperança, no bairro Dirceu, ao bairro Colorado, que ganhará um moderno ponto de embarque e desembarque. No local, serão implantados bancos, rampas com acessibilidade, banheiros, parque infantil, lixeiras, áreas de convivência, além de passagens de nível, dispositivos de drenagem e sinalização.


Conforme o presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, José Augusto Nunes, a obra possibilita às famílias carentes da região mais populosa da capital o acesso ao transporte público. “Esta etapa de expansão do sistema contempla, sobretudo, os moradores do Gurupi, São Sebastião, Renascença, Frei Damião e Colorado que necessitam se deslocar para os demais bairros pagando apenas R$ 1,00 (um real). É um pedido feito pelo governador Rafael Fonteles que nossa equipe atendeu prontamente”, explica o gestor.

A nova estação de passageiros será construída há poucos metros da residência do auxiliar de serviços gerais Eufrásio Neto, cuja família depende de transporte coletivo para se deslocar ao Centro. “Como a passagem de ônibus está cara e nem sempre eles passam por aqui, nós que moramos no Loteamento Vitória, por exemplo, temos que caminhar vários quilômetros até a próxima estação para ir ao trabalho. Com esta obra pronta, nossa comunidade só tem a ganhar”, conta o trabalhador.

Com recursos próprios e oriundos de operações de crédito, serão investidos R$ 9,5 milhões na obra, que entrará em fase de licitação e ordem de serviço no início do 2º semestre deste ano. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 24 meses. “Estamos em diálogo com nossos parceiros, como Prefeitura de Teresina, Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e órgãos de proteção ambiental para que iniciemos o cronograma sem atrasos”, ressalta José Augusto Nunes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.