O governador Rafael Fonteles lançou na manhã desta terça-feira (14), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, BR-343, em Teresina, a 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que acontecerá de 3 a 10 de dezembro.
Rafael destacou a importância da feira que, segundo ele, é uma das maiores do Brasil. “A Expoapi é a maior feira do Norte/Nordeste do Brasil e já está consolidada. O Piauí é cada vez mais uma referência e os nossos criadores estão se aperfeiçoando e melhorando a qualidade do seu rebanho”, afirmou.
“Esse ano quero parabenizar, em especial, o trabalho dos secretários Fábio Xavier, Fábio Abreu, do deputado João Mádison, que é um grande entusiasta da causa, que trouxeram para a Expoapi a parte da agricultura, tecnologia, aproximando o Norte do estado do que está acontecendo no cerrado piauiense”, pontuou Rafael Fonteles.
Agregar valor
Ainda conforme o governador, o potencial agropecuário do Piauí tem sido descoberto cada vez mais. “A nossa grande vontade é que passemos por um período de agregação de valor, tanto da parte de grãos como na parte da pecuária, por isso é importante que a gente entre nessa fase de industrialização com frigoríficos e usinas de biocombustíveis para que a gente agregue mais valor e gere mais emprego e renda para nosso povo do Piauí, é isso que estamos estimulando”, declarou Fonteles.
“Para eu colocar um frigorífico aqui que vai abater animais e fazer a carne processar para ir para os supermercados, para a exportação eu preciso ter um gado de melhor qualidade para ter mais valor agregado e render mais na hora que for processar essa proteína animal, então essa fase do melhoramento genético que está se espalhando no trabalho feito por Fábio Abreu, Fábio Xavier, deputado João Mádison e por todas as associações de criadores é uma fase importante que vai melhorar nosso rebanho bovino, ovino e caprino”, enfatizou Rafael Fonteles.
Tradição
O médico João Mádison Filho esteve presente no evento e falou da tradição que é participar da Expoapi. “A gente desempenha o trabalho na parte da pecuária comandando a Fazenda JM com auxílio do deputado João Mádison e a Expoapi vem, no final de ano, consagrar todo esse ano de trabalho. A gente já tem a tradição de participar e ajudar no fomento e realização dessa exposição que sem dúvida nenhuma é a maior do Nordeste”, ressaltou.
APCZ
O presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, elencou algumas das novidades da Expoapi este ano. “A Expoapi é um sucesso e que vem aumentando a cada ano e nós temos, hoje, a alegria de dizer que ela é a maior exposição do Norte e Nordeste do Brasil e este ano temos muitas novidades, vamos ter três raças fazendo parte do ranking nacional, Girolanda, Gir Leiteiro e Nelore, vamos ter oito leilões, que é um record na Expoapi, vamos ter a venda direta de animais nos pavilhões, julgamento de todas essas raças e isso é que é importante, essa troca de experiência, de material genético”, pontuou.
“O Piauí hoje é um grande celeiro de animais de elite, que são melhoradores e a gente fica muito feliz enquanto a associação por estar desempenhando esse trabalho de melhorar nossa agropecuária e fazer do Piauí referência nacional”, falou André Nogueira.
Movimentação de R$ 40 milhões
Conforme o Governo do Estado, a 72ª edição da Expoapi espera movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios e, para este ano, segundo levantamento da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), são esperadas 300 mil pessoas durante os oito dias de evento.
Durante o evento, além das exposições de animais, leilões, ocorrerá uma feira de venda de produtos e tecnologias voltadas para o público de empreendedores desse segmento no Piauí e demais estados brasileiros.
Ver todos os comentários | 0 |